RESGATANDO A ESSÊNCIA HUMANA E DA NATUREZA
PROJETOS
INTERDISCIPLINARES
OS alunos da Escola Estadual Ensino Fundamental Dom Pedro I de Coronel Teixeira, Marcelino
Ramos , coordenados pelos professores organizados por grupos de afinidades e curiosidades de aprendizagem, organizaram
trabalhos de estudos com pesquisa. Os mesmos delimitaram o assunto e sistematizaram
o conteúdo, realizaram uma prática e socializaram ao grande grupo. Os temas estudados foram os seguintes:
Vulcões, adolescência, cérebro humano, espiribol, mata ciliar, Resgate da
História da Escola Estadual D. Pedro I e outros.
Toda esse processo busca a linha de
auto- organização, voltada para construção da cidadania e gerando responsabilidade
no espaço escolar e na comunidade. Seguindo neste viés, direção, professores e
funcionários da escola reuniram-se na semana de formação do dia 17 até 21 de
julho de 2015 e receberam orientações, reorganizaram os Planos de Estudos da escola.
Aproveitando o momento se construiu a Nova proposta metodológica orientada pela
professora Solange Todoro, da Universidade Federal Fronteira Sul de Erechim.
Toda essa metodologia elaborada é embasada Por Paulo Freire ( Brasil 1921- 1997)
e Moisey Pistrak ( União Siviética 1888-1937).
É a pedagogia
do movimento e auto-organização, a auto-gestão e auto-direção dos estudantes, e
mais a formação unilateral. Uma proposta centrada na atualidade do meio, na
vida e no trabalho socialmente necessário, são os eixos fundamentais, já na
perspectiva Freiriana os oprimidos libertam-se em meio à pedagogia dialógica,
mediados pelo outro e pelo mundo, e vão processualmente constituindo-se, como
sujeitos históricos e conscientes.
Toda essa linha metodológica de auto-organização
tem gerado um processo de aprendizagem em que os alunos são sujeitos do
processo, tem contribuído para a formação de indivíduos capazes de interagir na
sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário