Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Evento dos Pais



No dia 12 de agosto a direção, professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Pedro I, Coronel Teixeira, Marcelino Ramos, RS realizaram o evento do dia dos pais.
Os alunos, divididos em setores de trabalho, planejaram evento e foram orientados pelos professores. Nesta tarde os alunos recepcionaram os pais, organizaram o espaço, escolheram vídeos para apresentar com mensagens, organizaram as apresentações como: jogral, teatros, poesias, cantos e danças.  As apresentações foram finalizadas com o canto da oração da família.
Também neste dia, os filhos serviram um PL para os pais, uma torta com suco de laranja e entregaram um mimo confeccionado pelos alunos na escola. O evento foi um grande destaque e contou com um grande número de pais. Agradecemos a todos por mais um eventorealizado neste educandário. 
(Setor da Comunicações da escola)
Mímos aos Pais ( Agendinhas - feita com reaproveitamento de material)


 Decoração feita pelo Setor do Trabalho

 Cronograma organizado pelo setor das comunicações
 Apresentações dos alunos






Mímo pensado pelo Setor Da Arte e Cultura



terça-feira, 4 de agosto de 2015

PROJETOS E FORMAÇÃO






RESGATANDO A ESSÊNCIA HUMANA E DA NATUREZA
               PROJETOS INTERDISCIPLINARES

OS alunos da Escola Estadual  Ensino Fundamental  Dom Pedro I de Coronel Teixeira, Marcelino Ramos , coordenados pelos professores organizados por grupos de afinidades  e curiosidades de aprendizagem, organizaram trabalhos de estudos com pesquisa. Os mesmos delimitaram o assunto e sistematizaram o conteúdo, realizaram uma prática e socializaram ao grande grupo.  Os temas estudados foram os seguintes: Vulcões, adolescência, cérebro humano, espiribol, mata ciliar, Resgate da História da Escola Estadual D. Pedro I e outros.
Toda esse processo busca a linha de auto- organização, voltada para construção da cidadania e gerando responsabilidade no espaço escolar e na comunidade. Seguindo neste viés, direção, professores e funcionários da escola reuniram-se na semana de formação do dia 17 até 21 de julho de 2015 e  receberam orientações,  reorganizaram os Planos de Estudos da escola. Aproveitando o momento se construiu a Nova proposta metodológica orientada pela professora Solange Todoro, da Universidade Federal Fronteira Sul de Erechim. Toda essa metodologia elaborada é  embasada Por Paulo Freire ( Brasil 1921- 1997) e  Moisey Pistrak  ( União Siviética 1888-1937).
É a pedagogia do movimento e auto-organização, a auto-gestão e auto-direção dos estudantes, e mais a formação unilateral. Uma proposta centrada na atualidade do meio, na vida e no trabalho socialmente necessário, são os eixos fundamentais, já na perspectiva Freiriana os oprimidos libertam-se em meio à pedagogia dialógica, mediados pelo outro e pelo mundo, e vão processualmente constituindo-se, como sujeitos históricos e conscientes.
Toda essa linha metodológica de auto-organização tem gerado um processo de aprendizagem em que os alunos são sujeitos do processo, tem contribuído para a formação de indivíduos capazes de interagir na sociedade.