Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de abril de 2015

PARADA DA LEITURA


“ A leitura de mundo precede a palavra” Paulo Freire.
            Com o objetivo de ler e construir conhecimento e tornar os alunos sujeitos do processo, a Direção e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental D. Pedro I, realizaram parada Literária no dia 23 de abril de 2015.   Neste dia, todos os que estavam na escola pararam para fazer leituras específicas e dirigidas. Os alunos reunidos em assembléia receberam orientações sobre a importância do ato de ler, e também foi assistido um vídeo motivacional sobre o conhecimento adquirido através da leitura.
Após as informações recebidas cada um retirou o material para leitura e foram ler nos espaço da escola. Num segundo momento, reuniram-se na sala em grupos, onde cada aluno contou para o colega do grupo o que leu. Socializado as informações os alunos escolheram uma das notícias para ser relatada ao grande grupo com discussões diversas. Nos demais dias, foi feito leitura de diferentes gêneros literários, revistas, jornal.
 Também, no espaço escolar foi criado o Mural da Notícia onde os alunos se responsabilizam e trazem para a sala de aula um texto escolhido por  eles. O mesmo é lido, comentado e após colocado no mural do corredor da escola, para ler. Outro trabalho realizado foi o jornal da escola após ler noticias de jornais e observar a estrutura de organização de um jornal. Pode-se inspirar o ato de ler na poesia...
Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.  
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
(Clarice Pacheco)








quarta-feira, 15 de abril de 2015

Projeto: Nascente do Rio Pinhalzinho



                 

A Direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Pedro I, de Coronel Teixeira, Marcelino Ramos realizou, no mês de abril, um projeto com a temática água. Neste projeto os alunos orientados pelos professores, estudaram sobre as questões políticas da água, em nível de estado e Mundo, seus cuidados e Declaração Universal dos Direitos da Água. Também foram feitas poesias, relatórios, ilustrações, mapeamento da água e criado dicas referentes à preservação das mesmas.
Também os alunos, juntamente com os professores, realizaram um passeio para observar a nascente de água do rio Pinhalzinho que passa próximo da vila de Coronel Teixeira. O que foi observado em 2004, num trabalho realizado na escola com os alunos. A nascente estava preservada, com mata e arbustos, porém hoje, tristes obtivemos uma surpresa, este córrego corre o risco de desaparecer devido à plantação de eucalipto próximo a nascente de água, com o córrego praticamente seco.
Observou-se que o leito do córrego, localizado próximo a nascente, está desmatado e existem pequenas poças de água dispersas expostas ao sol e sem proteção, apenas num pequeno local abaixo existe uma preservação.
Neste mesmo trajeto visitamos uma propriedade do senhor Egídio Schneider, próximo ao Rio Pinhalzinho onde, em 2004 foram plantadas pelos alunos, árvores nativas doadas pelo Horto de ITA e verificamos que as árvores foram preservadas e estão próximas ao córrego.  
Deste passeio, os professores desenvolveram suas aulas voltadas para importância de preservar as nascentes de água, o Rio Pinhalzinho e as Matas Ciliares.
O encerramento do Projeto teve a presença do Técnico ambiental Renato Conceição, com uma palestra destacando as Leis ambientais, preservação das matas ciliares e Código Florestal. Também esteve na escola a enfermeira da UBS de Marcelino Ramos, falando sobre os cuidados com a água para evitar a Dengue. Temática esta, com atividades práticas desenvolvidas com alunos e professores.













segunda-feira, 6 de abril de 2015

Poesias: Água


Texto produzido pelos alunos do 5º ano passando informações referente ao consumo de água.....Leia....


quarta-feira, 1 de abril de 2015

A Construção na Escola



A Diretora Nelci Daga Rubenich juntamente com o professor  de Técnicas Agrícolas,  senhor  Mauri Carioletti  e alunos da Escola Estadual Dom Pedro I de Coronel Teixeira de Marcelino Ramos, construíram uma estufa de germinação de sementes na escola. 
Esta estufa é responsável por grande parte do trabalho pratico que é feito na escola. Nela são plantadas sementes de  verduras, flores   pelos alunos. Quando elas estão prontas para serem levadas até horta e o jardim são replantadas nos canteiros  da horta e jardim que são preparados pelos alunos. Quando as verduras estão prontas para serem colhidas são utilizadas na alimentação escolar.
A Direção agradece o trabalho dos alunos, professores, comunidade escolar  e a Madeireira Beal pela doação de parte do material utilizado na estufa.Este é o resultado do trabalho de equipe  com toda a comunidade.Obrigada.