No dia 07 de dezembro aconteceu o primeiro dia de campo da Escola, na Escola Estadual de Ensino Fundamental D. Pedro I de Coronel Teixeira de Marcelino Ramos.
Neste dia os alunos apresentaram em forma de feira todos os trabalhos realizados no ano de 2012 com apresentações das seguintes atividades práticas: produção de mudas para estufa; vulcão e seus efeitos; apresentação de livros produzidos nas aulas pelos alunos; pintura em madeira, pintura em toalhas, chinelos decorados com decolpagem e fuxicos; quadros decorados com fuxicos; enfeites natalinos; receitas de pão caseiro, sabão de álcool, composteira de lixo, apresentação do relógio Biológico a comunidade com as respectivas plantas e suas funções.
No ínicio da tarde, ás 13 horas, no ginásio (todo decorado) foi cantado o Hino Nacional e foi dado abertura ao primeiro evento voltado para o campo, pela Diretora da escola Nelci Daga Rubenich falando da escola do campo e de sua importância no seu meio, logo em seguida foi assistido o vídeo " Meio Ambiente e Conscientização", e fazendo uma reflexão sobre o tema.
No segundo momento tivemos a presença do senhor Katsuaki Takahashi, imigrante japonês que contou sua história e destacou a importância da agricultura na vida de cada ser humano e de uma alimentação saudável. Disse também que o alimento produzido e vendido diretamente ao consumidor agrega valor financeiro ao pequeno proprietário, mas que é preciso valorizar o mesmo. Contou aos alunos do seu sonho em ter seu pedaço de terra para poder produzir alimento.
Em torno das 15 horas da tarde o técnico e a agrônoma da EMATER fizeram uma fala onde o Antônio Pandolfo tratou sobre o armazenamento de alimentos e da importância de tomar muito cuidado com as toxinas produzidas pela umidade, sendo que as mesmas causam mal a saúde. Também destacou a agrônoma da EMATER da importância da separar o lixo e de dar um destino correto ao para o mesmo. Aproveitou o espaço e explicou como montar a compoteira na pequena propriedade e dar um destino correto ao lixo.
Para finalizar a tarde os alunos fizeram na prática a composteira e apresentaram a função das plantas no relógio Biológico. Também foi servido a todos os presentes um delicioso coquetel com alimentos produzidos na agricultura familiar organizado pela comunidade escolar.